sexta-feira, 17 de junho de 2011

Indivisibilidade

É tarde.

Quis escrever de outra forma, tentei, mas não pude.

Durmo tarde. Sempre foi assim desde muito criança.

Também moro só! Quer dizer.... Tem o Laércio, mas pra mim ele ainda está em visita a sua namorada que mora no Rio.

Morar só me faz dormir muito mais tarde ainda. Sei lá... Tento aproveitar o máximo a liberdade que isso proporciona. Gosto disso. Andar pela casa de madrugada é bom.

Fica um pouco pior quando estou doente como agora. Andei exagerando e isso trouxe pequenos problemas.

Fui inventar de jogar porra de tênis hoje e fudeu mais ainda. Em suma, ficou ainda mais difícil dormir.

De toda minha família que morava aqui – um lado todo do quarteirão era praticamente habitado pela família do meu pai – resta um primo acolá e meu tio que mora exatamente do meu lado.

Acredite que minha família parecia aquelas famílias que só se vê me filmes e novelas!

Meu tio não está nada bem! Foi um homem sóbrio e trabalhador. Sua esposa (ela, tia do meu pai) morreu tempos atrás e se você acha que não existe, ela era aquela senhorinha calma e caridosa que lembrava todos os aniversários e sempre trazia com todo amor e carinho – e a gente sempre respeitou muito – ou a toalha, ou o sabonete ou a “alfazema” pra nos presentear.

Meu tio agora não pode levar uma vida normal. Foi vítima de derrame e isso trouxe graves seqüelas.

Era ele agora a pouco saindo de casa e presumo, sendo levado ao médico durante a madrugada pelo seu filho.

Ao vê-lo sair, minhas memórias alcançaram velocidade “Mach 5” e inesperadamente me veio o termo “indivisibilidade”.

Refreei os pensamentos e fui tentar digerir aquilo.

Primeiro senti todo respeito que eu posso dedicar a alguém como ele que foi irrepreensível na disciplina e responsabilidade familiar. Sempre bastante calado, não foi homem carinhoso, mas muito afetuoso (aprendi essa diferença com outro senhor dias desses!).

Ele dividiu aconchego, proteção, ensinamentos e muitas outras coisas boas e as quais o mirei fazendo toda sua vida. Vi tudo isso com meus próprios olhos. Ele inclusive amou como um filho um dos meus irmãos!

Tentando organizar meus pensamentos, tomei nas mãos a obviedade e percebi que podemos dividir muitas coisas na vida. Que inevitavelmente vivemos o tempo todo dividindo!

Só que nesse processo, desapercebidamente, também se divide muita coisa ruim.

E o mais grave é exatamente o “desapercebidamente”!

E imediatamente compreendi que “dividir sem perceber” é como se compartilhássemos um número primo. A divisão não é exata!

E sendo assim não há divisão!

Vendo aquele homem outrora forte e seguro, agora indefeso, entendi que mesmo em sua fragilidade ele nunca foi indivisível e sua condição, por pior que seja, nunca o tornará indigno ou passível de apiedamentos.

Acho que o homem que lá está a definhar, está corretamente dividido entre capacidade e incapacidade, e mesmo em sua condição extrema, a ele foi concebido uma vida plena e totalmente correspondida.

E ele foi partido pela ordem natural das coisas!

Eu quero muito não ser partido antes da minha hora! Por isso a “indivisibilidade” me ocorreu!

Entendi mais ainda porque até mesmo juntos, supostamente indivisíveis (não é asssim que julgam ser os amantes?), temos que ser divisíveis, sabe?

Tenho certeza que vocês facilmente percebem que normalmente eu não escreveria da forma que me desvendei agora! Eu só quis dividir!

Já está amanhecendo... E eu não quero mais ser indivisível pra você!

ps: dedico a todos que não tem a mínima idéia do que eu acabei de falar

14 comentários:

AMC.PHB disse...

Essa leveza em ti é diferente, e foi mais claro que de costume. Alguém será capaz de romper essa tua indivisibiliade?

Anônimo disse...

Ninguém nunca foi, minha cara. Ninguém nunca vai ser... as portas não se abrem sozinhas e toda força pra rompê-las traz consequencias piores. O tempo talvez seja a resposta.

henrique disse...

A pergunta sempre é muito mais justa que a afirmação! Perguntar divide... uma afirmação é indivisível! E nem o "tempo" vai mudar isso!

Anônimo disse...

Você tem razão. Nem o tempo e toda a paciência que lhe é inerente são capazes de certas proezas.

AMC.PHB disse...

Este anonimato... parece revelador...rss. Aliás, imagino quantas afirmações como a sua identificaram-se nesta tal indivisibilidade... a espera de um milagre...rsss.

henrique disse...

recentemente permiti opiniões e comentários aqui no meu espaço pq me enxerguei capaz disso. há muito n me sentia livre de dívidas como agora e essa foi a principal razão! fico muito feliz por isso e vou manter assim!

Mas AMC, o que vc enxerga como milagre chama-se contra-informação especulatória. E "anônimo", a sua única proeza é estar sendo desavergonhadamente estúpida!

Creio não haver mais ressentimentos. É só seguir em frente com recados respeitosos!

Anônimo disse...

Como diz a música: coisa boa é Deus quem dá, besteira é a gente que faz. Ressentimentos só se acabam quando a gente entende e perdoa.

henrique disse...

no mesmo recado não esqueça que Deus também manda avisar que "sinceramente, sai que a fila tem que andar"!

melhora-se assim o que já estava entendido!e onde há entendimento não há ser preciso perdão!

AMC.PHB disse...

Nossa, isso parece bem carregado! rsss. Sr. Henrique e sua coleção de amores e dissabores...rsss.

henrique disse...

depois do banho e só pra finalizar, anônimo: por aqui não há ressentimento pq todos sabem exatamente com quem se fala qnd se dispõem a vir aqui... no entanto eu não posso dizer que sei quem é vc... só que vc pode ter ou tem algum problema cmg! mas juro que mesmo sem saber, não tenho problemas com vc!
muito ressentido da sua parte, não?

henrique disse...

"carregado" é um termo um tanto inadequado pra uso por aqui. deixo pra lugares mais sombrios e incapazes. e minha doçura... quem tem amor não pode ter tantos dissabores assim!

se vc for se decidir por mim, faça da maneira correta!

insisto que pensar ou afirmar algo por alguém é no mínimo leviano!

vc tbm parece ter problemas cmg, né?

não deveria...

AMC.PHB disse...

Problemas contigo? Eu sorri agora tanto quanto você pelas piadas bobas de Two and a Half Man... Tudo isso porque eu fiz um comentário singelo sobre a incomun leveza no seu texto... Aliás, a provocação foi mais anônima do que minha... Você e sua caricatura... Desarme-se aí homem, vc mora no meu coração! rsss

henrique disse...

a "incomum leveza do meu texto" vem da "insustentável leveza do ser"... posso morar em outro lugar tbm?

AMC.PHB disse...

Ah, esse título tem livro e filme excelentes... já deve ter visto. Mas veja que nobre morada eu lhe reservei... q outro lugar pode ser melhor? rssss. Eita, a gente é besta mas se diverte...