quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Que se mueren los feios


Viver desejando constantes supresas, arrebates e que frequentemente, fatos, assuntos e situações te acelerem o coração parece não ser uma existência tranquila e fácil!

Não é uma coisa do tipo fácil de explicar, porque pode parecer que monotonia, hábitos e cotidiano sejam inaceitáveis! Inaceitabilidade e inevitabilidade são peças desse mesmo jogo!

Ainda assim, sigo de pé enfiado, tentando me aprofundar um pouco ali, rastreando um outro tanto acolá e me reservo algumas normas específicas para conviver com escassez de reservas.

Tentar esse equilíbrio é briga de cahorro grande, ainda mais quando se tem o desejo de compartilhar essas sensações com a pessoa certa! A graça do arrebate é o arremate!

Dentro do compartimento de salvamento, são centenas de arquivos, celulose, links, escritos e outros artigos que existem para apaziguar o monstro feroz da paralisia emotiva!

Contando com um misto de euforia, análise tipológica, estudo de intencionalidade, esforço argumentativo, visão refratária e simples intuição sempre vou no lugar certo (são anos de prática)!

Eis que surge “Que mueran los feios”, uma película que me espera pelo menos um ano pra ser vista, ouvida e sentida!

Confesso que semana atrás me surpreendi bastante com a sublimação do efeito “hollywoodiano” e “super-estrela sem talento” presentes em “Amizade Colorida” (já havia percebido e observado que Justin Timberlake não era saco vazio).

Quando um argumento aparentemente batido ganha lógica, preciosismo e realismo temporal, além de criatividade técnica (a cena inicial é simultâneamente simples e surpreendente!), nada nos resta (seres emotivos e inteligentes) a não ser deixar-se embalar pelo porvir!

Tenho uma queda pelo uso e alusão saudável de cultura pop... “Third Eye Blind” e “Semisonic” numa mesma tacada foi dose excessiva de raios gama!!!!!!!!!!!!!!!!

Foi tão forte que até hoje estou sem entender quem sou, onde estou e quais são minhas ligações temporais afetivas: se com “você não soube me amar” ou “secret smile”!!!!

- Aaah Henrique, você confundiu os títulos das músicas!

(não venha requerer razão seu (sua) idiota, ou até falar de deslizes se você não sabe que “secret smile” é do mesmo disco que “closing time”! Se eles tem motivos para “closing time”, eu os faço para “secret smile”!)

Mas bem, quero sim falar mesmo, dos feios.

Ouvi alguém aí dizer que uma história bonita precisa ser contada por pessoas bonitas?

Essa retumbante surpresa ibérica engana quando nos faz pensar tratar-se de uma comédia fácil a despeito das desvantagens estéticas... tsc tsc tsc

Eliseo é uma provinciano que vive a tentar sua sorte no amor! Azar dele com a contribuição de sua insuficiência capilar e outros pequenos (des)atributos como ser “coxo”!

Cinema é arte vista por muitos e realmente entendida por poucos. Falo isso porque diretores, atores, verborragia, nuances, referências, etc, na maioria das vezes acusam a direção que a história seguirá e isso a poucos é dado a observância.

Esse filme poderia seguir pra comédia escatológica ou de humor negro, poderia ser uma lição de “auto-ajuda” ou até mesmo um splater de vingança do desajustado contra seus semelhantes “perfeitos”.

Não é nada disso! É somente um filme de amor anticonvencional!

A primeira grande qualidade da história se mostra quando percebemos ao final, que tudo se passa num pequeno vilarejo espanhol, mas quem contém uma universalidade captada brilhantemente.

Quanto me custou observar que por mais que existam (a gente imagina!) diferentes tipos de pessoas, todos podem ser completa e totalmente definidos por pequenos personagens lá do fim do mundo, bem distantes de nós.

Eliseo tem uma mãe graciosa e atenciosa (que mãe não o é?), um tio doidão (mas no fundo super sensato) afeito a usar camisetas do Frank Zappa (aposto que você Márcia, nem se apercebeu disso, né?:)), um irmão cafajeste, uma cunhada carente e complexada e uma trupe de amigos que são simulacros de todos os amigos que você terá durante toda sua vida (real).

Mãe – em rarissímas exceções elas não são graciosas e atenciosas (que as exceções se fodam mesmos sendo mães!).

Tio – quem não possui um quase-amigo-irmão-mais-velho disfarçado de parente e que conhece coisas bacanas que você ainda estar por ver?

Irmão – amigo você escolhe, mas tem irmão que é pior que inimigo que com só com jeito e tempo tudo se acerta!

Amigos – tem sempre o metódico/certinho, o sem noção, o retardado, o esperto, o machista (no fundo um adorável conquistador), o arrependido e por último aquele que nem está sempre por perto mais o mais valioso!

Bem, o filme é sobre tudo isso e nos é apresentado de maneira um tanto diferente da corrente apaixonada que cerca as comédias românticas do cinemão mainstream.

Os protagonistas principais são indivíduos considerados fora dos padrões estéticos, brejeiros e e que sem covardia de intuíto são mostrados com desejos e vontades de fazer parte da corrente normal que pressiona a sociedade, mas que ao mesmo tempo descobrem que (clichê filha da puta mais verdadeiro é esse!) quando se ama de verdade a pergunta é: TERIA CORAGEM?

Sem se localizar no tempo e espaço pode parecer complicado, mas aqui “mi voy”...

O “teria coragem” do filme é terno e sereno porque significa outra coisa. Só que não podemos esquecer que pra nós latinos também tem outra conotação!!!!!!

Sei que poucos podem fazer a ligação ou tão pouco enxergar a implícita ironia esperta, mas faço por vocês (essa é por minha conta porque talvez só eu tenha enxergado)... É comum se falar “teria coragem?” em papos masculinos quando se refere a alguém difícil de “comer”, ou seja, uma “mujer fea”, quando na verdade (e eu sou partidário) se deve sempre falar “TENHO VONTADE”, porque não se pode tratar mulher de forma diferente seja ela qual for!

TERIA CORAGEM E TENHO VONTADE és más pérfeto, si?

Pra terminar, o uso de uma canção pra simbolizar tudo, sempre é bem vindo, no caso, “Eres tu”, a seta matadora da incorrigibilidade romântica! Se pra uns a modernidade de "closing time" equivale a tradição de "Eres tu", saiba que você tem coragem!!!!!!!

Decididamente... o amor contamina!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que se mueran los burros!!!

ai que rico ai que rico ai que ricooooooooo

link: com alguma dificuldade encontrei um link ainda saudável, pena que em rmvb, mas...

http://www.fileserve.com/file/Z3spZrw

Nenhum comentário: