terça-feira, 18 de outubro de 2011

jornalismo


Em primeiro lugar, indico The Bang Bang Club (Repórteres de Guerra) sobre 4 fotojornalistas que cobriram as primeiras eleições livres de uma violenta África do Sul.

Dois deles ganharam o Pulitzer por suas imagens (uma das maiores condecorações relacionadas ao jornalismo) e mais do que isso podemos perceber a dedicação de profissionais que amam e respeitam seu ofício. Toda uma vida dedicada ao que comparo ser um sarcedócio!

Honrosamente fui convidado a palestrar para alunos do último período de jornalismo da CEUT na segunda-feira que passou e me dirigi ao encontro com uma mecha de pessimismo por conviver com um "estado das coisas" jornalístico lento, preguiçoso, injusto e irresponsável.

Fui pensando: nada muda, tudo que eu faço se transformam num amontoado de coisas ineficazes, nada paracer ser provocado, nada adianta conversar ou incentivar e meus colegas continuam carregando uma bagagem de incompetência difícil de ser descarregada!

"Pra que cavar se não sei
O que quero encontrar"

Encontrei uma turma bem intencionada e tivemos uma troca razoável. Senti medo neles! Um medo que faz mal, que eu também ainda sinto, mas que combato com minha força!

"Pra que vencer, se não sei
Quem eu quero derrotar"

Ao final de tudo, não posso evitar o saldo positivo de continuar conquistando respeito e credibilidade no meio que atuo. Além de ter a cada dia a certeza que quero ser alguém que importa dentro de uma sala de aula! Acho que nasci pra isso e melhorei então meu "estado das coisas"!

A generosidade ainda veio com a chuva dessa manhã - se vc não se deixa afetar por isso, vc esqueceu de cair morto! - e apagou um pouco a afazia sentimental que ronda meu reino!

"Não vou tentar
Não vou insistir
Não vou lutar
Já me rendi
Meu desapego é meu sossego, meu botequim"

bjs

Nenhum comentário: