quarta-feira, 13 de abril de 2011

um morto vivo de internet


Ainda sigo com problemas de internet no meu canto de idéias. Ando bastante descontente com isso. As idéias continuam, mas isso desencadeou escassez de filmes, música e um tantinho de informações pra vcs.

Pelo menos compartilho algo que me deixou bastante satisfeito nesses últimos dias e que inclusive tem diminuido meu passageiro infortúnio: Zumbi - o livro dos mortos.

Num olhar preliminar, provavelmente só interessaria aos iniciados à cultura dos mortos-vivos, mas não se engane!

O livro entrelaça história geopolítica do início do século XX com o cinema entrecortado de olhares antropológicos e sociológicos da sociedade moderna ocidental que diz respeito a tensões raciais, filosofia, guerra fria, ameaças atômicas e medo da morte.

Tudo isso sem exageros ou arroubos intelectuais, com uma liguagem que parece daquele professor de história da 8ª série que te ensinou a gostar de história!

Além disso é um ótimo guia de títulos cinematográficos da criatura menos respeitada do panteão dos monstros universais.

Depois dessa leitura, aprendemos que essa desprezada criatura do imaginário fantástico pode ser tão ou mais importante que Drácula, Lobisomem, Frankenstein, Múmia, Fantasma da Ópera, Corcunda de Notre-Dame ou Dr Jeckyl e Mr Hyde e indo além, pode ainda falar sobre o pior monstro do planeta: nós mesmos!

Indico...

Nenhum comentário: